domingo, 9 de setembro de 2012

A saga das colocações

Durante umas férias inteiras anda-se na expectativa de saber para que Universidade é que vamos, e o que é que vamos fazer durante (no mínimo) o próximo ano, até que chega o dia, aquele dia em que se anda sempre a ver o email e a olhar para o telemóvel para ver se alguém já sabe os resultados!!
Sim, o nervosismo consegue tomar conta das pessoas, mas eu, até esse dia tinha-me mantido muito calma porque simplesmente não pensava nisso. Até ao momento em que toda a gente fica nervosa e sente a necessidade de fazer todos os outros ficar da mesma maneira, bem, resultou. Nesse dia estava com os nervos à flor da pele.
No momento em que soube que tinha saído a lista com os últimos colocados e que me estava à disposição fiquei de repente muito calma. Já não me interessava, já não queria saber para o que ia, só queria que acabasse o dia para não ter mais de estar na expectativa.
Não entrei no que queria, e de repente chegou-me à cabeça o pensamento de que não fiz tudo o que era preciso para conseguir o que queria fazer para o resto da minha vida. Como é que quando estava nas aulas não pensei neste exacto momento em que iria descobrir que afinal durante um ano iria estar a deambular noutro curso enquanto esperava pelo derradeiro momento em que iria repetir os exames do secundário.
É verdade que não vale a pena pensar dessa maneira, bem o sei, mas e este ano? Vou andar um bocado perdida. Nada acontece por acaso, verdade? Tenho de pensar em absorver tudo o que vou aprender este ano porque sei que me vai ser útil algum dia (como toda a gente diz, saber não ocupa espaço).
E depois há também o momento em que se sabe o resultado de toda a gente que te rodeia, o que na maioria dos casos me é um bocado indiferente, a não ser que sejam pessoas com as quais me preocupo na realidade.
E é toda esta a saga do estudante do décimo segundo ano que pensa em ingressar no ensino superior.

5 comentários:

  1. Uma escada sobe-se degrau a degrau, assim como a vida se vive um dia de cada vez. O resto é pura ilusão...

    ResponderEliminar
  2. O importante é não desistir e ter coragem para andar sempre para a frente.. Custa agora mas, como tu disses-te, "nada é por acaso".. Há que aproveitar o ano! :)

    ResponderEliminar
  3. Ohhhh Ritinha, muitos parabéns !! Tenho muito orgulho na prima que tenho... Cada desafio que nos propõem é uma meta a conseguir e sei que está sempre pronta para um novo desafio... Tens que continuar a lutar como fizeste até agora, e eu sei que vais conseguir...

    ResponderEliminar
  4. Mariaaaaana, que DISSESTE tu?! Step by step, indeed, we all agree: let's watch it (them) once in a while, namely no veRRRnáculo. Perspectiva!
    <3

    ResponderEliminar
  5. Eu percebo-te mesmo bem, já sabes. Mas tudo vai valer a pena no final. E neste caminho difícil eu tento ajudar-te, e tu a mim, e vamos conseguir!

    ResponderEliminar